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US RACING

Anaheim SX Stadium at night

 

 

É um projecto ambicioso erguer integralmente desde a base uma estrutura de competição. A Triumph está totalmente empenhada nas provas de Supercross com a nova mota de motocross que foi desenvolvida de raiz. Em 2024, juntamente com o lançamento da sua máquina OEM de Motocross, que é um segmento totalmente novo para a marca Britânica, a Triumph entra no calor da luta no Campeonato Mundial de SuperMotocross que incorpora o Campeonato da AMA de SuperMotocross e as Provas AMA Pro Motocross nas classes de 250. Com as regras de homologação instituídas, significando que a maior parte dos componentes incorporados nas motos de competição têm de ser comercializados no mercado do retalho, ambas as séries de provas requerem naturalmente que o produto OEM seja do mais alto nível, tornando-o no terreno mais exigente e no entanto no mais ideal para a sua gama de motos off-road. 

 

 

Anaheim SX Stadium at night)

 

 

A Triumph conta com os conhecimentos de atletas de renome global tal como Ricky Carmichael, que é possivelmente o piloto americano de motocross de maior nomeada, com nove vitórias nos campeonatos AMA de Supercross e sete títulos no AMA Outdoor, juntamente com o campeão de múltiplas provas, Ivan Tedesco, tendo estado ambos envolvidos no desenvolvimento da máquina e do programa de provas. Combinando isto com os conhecimentos de engenharia da Triumph, é garantir que o projecto off-road, de forma geral, está preparado para a exatidão e minúcia do Supercross que será necessária na próxima época. 

A equipa Triumph Racing inicial baseada em dois pilotos residentes nos Estado Unidos será liderada pelos ultra-experientes Bobby Hewitt e Stephen Westfall, juntamente com os famosos da indústria, Dave Arnold e Dudley Crammond. Em conjunto, estão também a trabalhar em sintonia com o programa de competição do Campeonato Mundial baseado na Bélgica, para partilharem dados importantes dos ensaios bem como trabalharem com os técnicos e engenheiros de I&D na Sede Mundial em Hinckley, Reino Unido, para maximizarem o sequenciamento do desenvolvimento, com a entrada da Triumph numa nova era. As ambições competitivas da Triumph ampliam-se às classes de 450 em 2025.

FORMATO

Supercross

 

O Supercross é uma série de provas em estádio que têm lugar em vários pontos dos Estados Unidos de Janeiro a Maio em cada época. Desfrutam de fama internacional pelas pistas técnicas artificiais que são incrivelmente especializadas, com alguns dos obstáculos mais difíceis para os pilotos ultrapassarem; a secção dos 'whoops', os saltos acrobáticos e as sequências de lombas múltiplas ou 'rhythm' que são assim sinónimos do sucesso do Supercross, tal como são as partidas da grelha. O campeonato é composto por 17 provas para os concorrentes com máquinas de 450 cc, enquanto a série 250SX com máquinas de 250 cc é dividida entre a Costa Leste e a Costa Oeste com oito eventos para a Costa Leste, sete eventos para a Costa Oeste e dois duelos Leste/Oeste no final da época. Adicionalmente, um conjunto de eventos têm o estatuto de ‘Triple Crown', o que significa que têm três eventos principais em vez do evento habitual. O formato 'Triple Crown' proporciona pontos de campeonato normais para cada uma das motos, mas também um Campeonato Triple Crown em separado (três provas para o 450SX e uma prova para o 250SX).

O Supercross tem lugar normalmente ao Sábado, com os piloto que se qualificam a disputarem a prova no evento da noite. Os pilotos são agrupados para as Qualificativas 1 + 2 e os 40 mais rápidos passam à parte seguinte do programa sendo que esta sessão cronometrada também decide a posição na grelha para as provas de aquecimento (Heat). Os pilotos em cada uma das categorias concorrem em uma de duas provas Heat por classe, as quais têm a duração de seis minutos mais um volta. Nove pilotos de cada uma das provas de aquecimento passam ao Main Event (Prova Principal), o qual tem 22 lugares na grelha de partida. Os restantes concorrentes concorrem numa prova de qualificação de Última Oportunidade (Last Chance Qualifier) durante cinco minutos mais 1 volta, para as quatro últimas posições na grelha da prova principal 'Main'.

O evento 'Main' de 250SX tem a duração de 15 minutos mais 1 volta e o evento 'Main' de 450SX tem a duração de 20 minutos mais 1 volta. Os pontos são atribuídos da 1.ª à 22.ª posição.

 

Pro-Motocross

 

O Pro-Motocross tem lugar ao ar livre em terrenos mais 'naturais', em pistas de motocross por todo o território dos EUA com 11 provas no total. Incorporando saltos, secções rítmicas, bermas e curvas, em areia, argila, terra batida e com vários tipos de meteorologia, o Motocross é mais parecido com o seu desporto antecessor também conhecido como o 'Scrambling'. O Formato para esta série de provas é o seguinte: as classes são divididas em dois grupos para Treinos com sessões de 15 minutos. Realiza-s um treino Start, seguido de 15 minutos de treino cronometrado e os primeiros 40 classificados, em conjunto, participam nos eventos da tarde. Os que não se qualificam têm lugar numa prova denominada prova de consolação (Consolation Race). A seguir a uma volta de reconhecimento, cada uma das classes de 250 e 450 têm duas mangas de 30 minutos mais duas voltas, com o resultado agregado a confirmar o vencedor do evento. Ao contrário dos eventos do Campeonato Mundial, desenrola-se tudo durante um dia.

Provas de qualificação para o SuperMotocross

 

A seguir às 17 provas de Supercross e às 11 provas do Pro Motocross o Campeonato Mundial de SuperMotocross tem duas provas de qualificação e em seguida a Final do Campeonato Mundial de SuperMotocross. Os primeiros 20 pilotos com a melhor pontuação agregada de Supercross e Motocross Pro qualificam-se automaticamente para competirem em cada prova do Campeonato Mundial de SuperMotocross, o qual tem um fantástico prémio monetário global de USD 10 milhões durante a época. A final tem um total de USD 5,5 milhões em prémios monetários com a garantia de USD 1 milhão para o campeão da categoria de 450 cc. 

 Passando às provas de qualificação, os pontos serão reinicializados em ambas as classes. Os primeiros 20 atletas serão sequenciados para as provas de qualificação utilizando a pontuação obtida num evento de Supercross - 26 para o líder em pontos da época normal, 23 para o segundo classificado, 21 para o terceiro, 19 para o quarto e depois a atribuição de um ponto para o 20.º classificado, tornando o desempenho durante a época normal crucial para a posição na qualificação.
 
A Qualificação 1 tem a estrutura original de pontuação para as primeiras 22 posições, enquanto a Qualificação 2 atribui pontuação dupla e a Final atribui pontuação tripla.
 
Os primeiros 20 pilotos são automaticamente sequenciados para os eventos do SuperMotocross, enquanto que os pilotos da 21.ª à 30.ª posição discutem entre si as duas posições finais da grelha de partida em cada manga do Last Chance Qualifier. Este formato é novo para 2023 e os fãs destas provas aguardam com expectativa que resulte!

 

 

 

De la viziune la realitate

A espera acabou! Junte-se a nós para a acompanhar a revelação da nova moto de Motocross da Triumph numa série de vídeos em três partes, Vision to Reality.

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